quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Analisando a TV

Trabalho para a faculdade TCE3
        Escolhi analisar o Talk Show "The noite" com Danilo Gentili de 18/08/2015. Programa destinado a um público Adulto.  E sendo um Talk Show é um programa que trata de assuntos da atualidade, valores sociais, culturais, éticos, políticos, entre outros, porém não respeita muito estas questões fazendo críticas exageradas e muitas vezes de mal gosto.
        Certos conceitos como o de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim do mundo em que vivemos são apresentados de forma polêmica e muitas vezes questionável. Generalizando o homem é tratado como um pervertido sexual  e a mulher como uma promiscua, a criança não é mencionado, os negros e homossexuais  são tratados hora com simpatia e hora com preconceito e desrespeito, são as vezes apresentados de forma normal as vezes travestidos e ridicularizados em favor do humor como todo programa desta natureza. Não há um padrão nas caracterizações.
         O próprio humorista Danilo Gentili torna-se uma caricatura de apresentador e entrevistador, já que é um humorista apresentando um programa com entrevistas.
        Na forma em que os personagens são apresentados há sim um reforço do estereótipo, da pessoa burra e sem noção, seu humor não me é agradável e deveras exagerado para o meu gosto.
        As propagandas veiculadas durante o programa são voltadas para o público adulto. Cacau Show, Rexona, Dove, Clear, móveis kappesberg, e  algumas são feitas ao vivo dentro do próprio Show se tornam uma atração, mas sem relações ideológicas. O que funciona muito bem aos propósitos dos anunciantes.
         O programa pode influenciar no comportamento da sociedade sim, no modo de falar de pensar e como as idéias são apresentadas, também por causa dos jargões de alguns personagens, pois suas críticas veladas e as vezes subliminares fazem o publico mudar de opinião e até simpatizar ou desprezar um determinado tema, por causa do tipo de piada feito sobre ele, do ponto de vista como é colocado.
        Seu impacto na sociedade, é positivo por que seu público o acha divertido, mas também tem um lado ruim, por sua influência negativa sobre assuntos polêmicos na sociedade e porque muitas vezes seu humor atingir de forma rude algumas pessoas mencionadas, com as quais se faz a piada.
        Acho o apresentador um homem inteligente e politizado mas ele perde o amigo e não perde a piada. 
       Se fosse para mudar algo no programa, faria um humor mais inteligente, menos exagerado, menos apelativo, para conseguir atingir um ambiente familiar. E conquistaria um horário nobre na TV, como fazia com maestria nosso saudoso Chico Anísio, que falava e criticava tudo e todos, com um humor mais leve, porém conseguia dar seu recado direitinho.

Fonte:
-  http://www.sbt.com.br/thenoite/ - ultimo acesso = 19/08/2015
-  http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/13/imprensa-internacional-critica-pergunta-de-danilo-gentili-a-sky-ferreira.htm - ultimo acesso = 19/08/2015
-  http://sacizento.bol.uol.com.br/blog/?p=6417- ultimo acesso = 19/08/2015


As fotos acima ilustram as atrações do programa apresentado no dia 18/08/2015